Uma notícia divulgada no Twitter demora cerca de uma hora para aparecer numa publicação online, e pelo menos duas horas para sair nas emissoras de rádio. A mesma notícia pode demorar mais de duas horas e meia para ser divulgada na TV, e oito horas para sair numa mídia impressa. Quem fez as contas foi a parisiense Burson-Marsteller, que também elaborou um painel para ilustrar melhor esse cenário.
O Twitter está se tornando uma ferramenta de difusão cada vez mais importante, a ponto de alterar o processo percorrido por uma notícia desde seu acontecimento até o momento em que chega a nosso conhecimento, seja via blogs, portais, rádios, TVs ou mídias impressas.
Agora, não é preciso intermediários: uma empresa ou pessoa pode comunicar-se diretamente com sua massa de seguidores, o que possibilita alastrar uma informação de maneira mais ágil do que as formas existentes até então. Milhares de pessoas alcançam uma notícia num curtíssimo espaço de tempo, deixando portais e outras mídias no chinelo.
O diagrama mostra o novo ciclo da notícia, e ilustra como atualmente o microblogging tornou-se a base da cadeia produtiva de informações, conforme a figura acima.
Fonte:
Blog Mídias Socias