segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Como se defender do cyberbullying

Diga não ao cyberbullying
Quando se fala em cibercrimes, o mais comum é ouvirmos histórias de roubo e fraude. Mas há também os casos de calúnia, difamação, perseguição... Caracterizado o famigerado cyberbullying. Deixando a vítima muito constrangida, muitas vezes até com problemas psicológicos e o pior: se saber o que fazer, como se defender. Veja abaixo quais medidas tomar caso você seja alvo de calúnia ou difamação virtual:

- Procure uma delegacia e registre queixa. Não é necessário que ela seja feita em uma delegacia especializada em crimes digitais;

- Identifique de qual servidor veio o e-mail. Para isso, geralmente basta clicar em "exibir" e "opções" que chega-se ao cabeçalho da mensagem, onde há dados que indicam o número do servidor. É o primeiro passo para chegar ao autor. Imprima e guarde. Mas lembre-se: uma calúnia ou difamação só ocorre quando a mensagem é enviada a várias pessoas, o que a torna pública;

- Procure imediatamente um cartório no caso de a calúnia ou difamação constar em um site público, como um blog ou o Orkut. Isso porque elas podem ser apagadas a qualquer momento. O tabelião irá acessar a página, verificar que ela realmente está na web e emitir um registro, detalhando seu conteúdo. Esse documento pode ser usado como prova na Justiça.

2/3 das mensagens do Twitter são lixos

Twitter Fail.
O sucesso do Twitter já uma realidade, mas como toda rede social tem seu lado chato, no caso do Twitter é a falta de originalidade por parte dos seus usuários. Muitas vezes encontramos um link super legal e decidimos postar no Twitter para compartilhar com os amigos e ninguém dá RT, nem sequer um reply. Ficamos chateados com isso. Já parou para pensar que o link que você tuitou não é tão interessante assim?

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, do Carnegie Mellon e da Universidade de Tecnologia da Geórgia decidiram descobrir se o Twitter estava mesmo chatinho. O resultado não surpreendeu: apenas um terço das mensagens postadas no Twitter vale a pena ser lido. O resto é lixo.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores criaram o Who Gives a Tweet, um site em que os usuários do microblog poderiam se inscrever para avaliar a relevância dos tweets postados pelos perfis que eles seguiam. Em troca, ofereciam os próprios tweets para serem avaliados. Ao todo, 1443 visitantes do site avaliaram mais de 43 mil tweets de 2.014 contas.

Os voluntários curtiram 36% dos tweets, não gostaram de 25% e foram indiferentes aos outros 39%. “Uma porção significativa do conteúdo é considerada irrelevante, por vários motivos”, conta o doutorando do MIT Michael Bernstein, que participou do estudo. Os pesquisadores foram além e tentaram descobrir também por que o Twitter se transformou num desfile de mensagens chatas e desinteressantes. Com os dados dos voluntários em mãos, eles até elaboraram uma pequena cartilha que mostra o que NÃO devemos tuitar. Um spoiler: não é nada que você já não imagine.

1. Ninguém curte link velho. Preste atenção na data da notícia antes de espalhá-la. Se estiver na dúvida, consulte o Is It Old?, que mostra quantas vezes o link já foi tuitado.

2. Não tenha medo de dar a sua opinião. Se vai tuitar uma resenha de filme de um site de cinema, por exemplo, diga também o que você achou.

3. 140 caracteres são o suficiente. Flood não é legal.


4. Não abuse das siglas desconhecidas. Ninguém é obrigado a saber o que você sabe.

5.Acabei de comer um sanduíche”. Tem certeza que acha a sua refeição importante para os seus seguidores?

6. Contextualize. Se o seu seguidor pegar o bonde andando, ele saberá pelo menos em que linha acabou de entrar.

7. Sem mimimi.

8. Não dá para contar a história em 140 caracteres? Seja esperto e use a limitação ao seu favor. Conte a parte mais importante e dê um link com a continuação.

9. Se você é uma webcelebrity, preocupe-se em acrescentar alguma coisa aos seus milhares de seguidores.

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Fonte: Superinteressante

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