
2 - A TI incorporada aos serviços das empresas: A TI será menos visível como um serviço distinto e separado nas organizações. "A tecnologia vai ser consumida como parte dos serviços prestados pelas empresas, enquanto a TI passa a ser um membro do grupo de serviços do negócio ao lado de outras funções corporativas", relata o estudo.
3 - Prestação de serviços exteriorizada: Em 05 anos, até 80% dos gastos serão de serviços externos, prevê o CEB. "Como essa ocorrência, os papéis internos mudarão, deixando de ser fornecedores de tecnologia para se tornarem corretores de tecnologia."
4 - Maior responsabilidade do parceiro de negócios: A necessidade de diferenciação competitiva através da gestão da informação pode estar além da capacidade dos departamentos de TI locais. Estas necessidades serão cada vez mais abordadas pelos parceiros de negócios.
5 - Diminuição na função autônoma de TI: "Com a migração das funções de TI para serviços comerciais, evoluindo para funções de negócio, ou sendo exteriorizado, a TI vai diminuir o número de funcionários em 75% ou mais", prevê o instituto. "A estratégia, arquitetura, risco, gestão de programas, suporte ao usuário e gestão de relacionamento existirão ao nível dos serviços de negócio, não dentro da função de TI."
Entretanto, profissionais de TI não precisam se desesperar sobre seus trabalhos. Os trabalhos mais em evidência neste ano e meio e na próxima década estão relacionados a cuidados de saúde e de TI. Até 2018, a demanda será insaciável por analistas de sistemas de informática, engenheiros de software, sistemas e redes e analistas de comunicação de dados. O estudo foi divulgado pela HDI Brasil.
Fonte: Convergência Digital