
De acordo com os números, a maioria já tem alguma presença na web: 51,2% afirmaram manter blogs, 67,6% disseram usar algum tipo de sistema de mensagens instantâneas e 65,1% revelaram ter perfis em redes sociais como Facebook e Orkut.
Popular entre profissionais de comunicação, o Twitter ainda não conquistou a maioria dos jornalistas brasileiros, pelo menos até o fechamento da pesquisa. Menos da metade, ou 46,2%, disseram utilizar o microblog. Só 17,5% disseram já ter assistido a webcasts ou a vídeos online, e apenas 10,5% afirmaram usar programas como o Excel para analisar dados.
Heloiza explica que seu estudo será a base do capítulo sobre o Brasil da segunda edição do livro 'The Global Journalist', editado pelo pesquisador americano David Weaver, da Universidade de Indiana. Na primeira edição, o capítulo sobre o Brasil já tinha sido escrito por ela, em coautoria com Adalberto Cardoso. Segundo a pesquisadora, 'The Global Journalist 2' será lançado ainda em 2010.
Fonte: IDG Now!