segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sucessos e fracassos do Google em 2010

Tenho que está preparado para o fracassos e sucessos.
Sempre quando pensamos no Google e nos seus badalados fundadores, eficientes funcionários..., logo julgamos que eles são impassíveis de erros, burradas, apostas erradas..., mas não é bem assim. Em 2010, o Google, a empresa gigante de buscas, apresentou novidades como a Google TV, o carro que dispensa motorista, o Reader Play e o recurso de chamadas telefônicas via Gmail. No entanto, também conheceu alguns problemas, como como os verficiados com o Nexus One e o Wave:


Sucesso: Carro do Google dispensa motorista
Automóveis capazes de se movimentar sem intervenção humana parecem coisa de filme de ficção científica, mas não são. Em outubro, o Google revelou que, de fato, desenvolveu uma tecnologia no qual os carros podem se auto-conduzir. Os veículos usam câmeras de vídeo, sensores de radar, recurso para “monitorar” o tráfego e mapas detalhados, para uma navegação segura em estradas.

Sucesso: Google TV
Durante o I/O deste ano, a gigante de buscas anunciou “um novo conceito sobre televisão”. Esse “novo conceito” seria a Google TV, uma plataforma que combina programação de TV com o acesso à Internet.

Veja como funciona: na tela do seu televisor, bastará você digitar o que está procurando e o Google TV relacionará todos os locais onde o conteúdo está disponível, por exemplo, canais de televisão, programas gravados, vídeos do YouTube e outros sites. Também será possível salvar os assuntos preferidos – como álbuns de fotografia, canais e sites – em sua tela inicial, facilitando ainda mais a navegação. Alguns novos televisores serão comercializados já com esse recurso, mas também será possível comprá-lo separadamente.

Fracasso: Google Buzz
Em fevereiro, o Google anunciou o Buzz, ferramenta de mensagens integrada ao Gmail no qual os usuários podem compartilhar links, fotos, vídeos, mensagens e comentários, assim como no Twitter. Pouco tempo depois, no entanto, o Google teve problemas envolvendo o controle de privacidade da ferramenta: por padrão, o Google Buzz divulgava, publicamente, contatos do usuário revelando informações confidenciais.

Sucesso: Replay
O Twitter tornou-se uma grande ferramenta para notícias e comentários exclusivos. Percebendo o valor histórico dessas mensagens e a quantidade de relatos em primeira mão (como os do Haiti e sobre os terremotos no Chile), o Google começou a arquivar cada tweet em uma ferramenta chamada Replay – que com a utilização de um gráfico apresenta a popularidade de um assunto na rede social, separando por período e identificando os tweets em ordem cronológica.

Sucesso: Caixa Prioritária
Se você recebe diariamente um grande volume de e-mails, você sabe como é demorado organizar todos. Pensando nisso, o Google anunciou a versão beta da Caixa Prioritária, uma ferramenta que separa conteúdos relevantes e os organiza de maneira separada. Para ajudar o Gmail a reconhecer quais mensagens são importantes, basta selecionar um e-mail e clicar no botão (+) para indicar que é relevante ou no botão (-), para indicar aquele que tem uma prioridade menor. Quanto mais você usar os botões, melhor o Gmail se torna.

Fracasso: Google Wave
Nem todas as inovações do Google foram adotadas com êxito. Um exemplo é o Google Wave. A ferramenta voltada à comunicação e colaboração em tempo real não recebeu a aprovação esperada, segundo as palavras da própria companhia. O site do Wave será mantido no ar até o final do ano e seus recursos redirecionados para outras aplicações.

Sucesso: Street View
Em 2007, o Google iniciou pela primeira vez o Street View, uma funcionalidade do Maps, que permite observar as cidades no mesmo nível da rua. Naquela época, apenas cinco cidades dos Estados Unidos poderiam ser visualizadas. Três anos depois, o Street View já visitou todos os sete continentes, incluindo a Antártica.

Sucesso: Chamadas para telefones fixos a partir do Gmail
O Google anunciou um recurso que com o microfone do seu computador e os alto-falantes, você pode realizar chamadas telefônicas direto do Gmail. As ligações dos EUA e Canadá são gratuitas até o final do ano. Para os outros países, os preços podem ser tão baixos quanto 0,02 dólar por minuto.

Sucesso: Reader Play
O Reader Play é uma nova maneira de ver artigos, blogs e outros conteúdos da web. Para começar, visite o site e percorra os itens clicando nas setas. Use as setas para direita e esquerda do teclado para navegar. O Reader Play usa a mesma tecnologia dos feeds de “itens recomendados” do Reader para identificar as páginas mais interessantes na Internet. Ainda é possível destacar ou compartilhar os itens. Outro recurso interessante é que ele possui uma ferramenta com o ícone de um TV, que permite a exibição automática de todo o conteúdo.

Fracasso: Nexus One
O iPhone foi um sucesso. O BlackBerry continua popular. Mas a incursão da Google no desenvolvimento de um aparelho celular… não, não foi um sucesso. No mesmo período que a Apple vendeu 1 milhão de iPhones, o Google vendeu cerca de 135 mil unidades de seu Nexus One. Em 16 de julho, a companhia anunciou que havia decidido interromper as vendas do aparelho nos Estados Unidos, mantendo o produto apenas no mercado europeu e sul-coreano.

Fonte: Tecnowarez.com

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger