quarta-feira, 21 de março de 2012

Sexto aniversário do Twitter

Quem imaginaria que algo tão diferente do que havia na Internet emplacaria! O Twitter completa seis anos nesta quarta-feira (21/03/2012). O microblog, que permite compartilhar mensagens com até 140 caracteres, fotos e vídeos foi lançado em 21 de março de 2006 por Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Willians. De lá para cá, a rede conquistou usuários em vários países, virou canal de manifestação (como durante a Primavera Árabe) e tomou conta do cotidiano na web, a ponto de ser lembrado em alguns dicionários e tem hoje cerca de 500 milhões de usuários.

Hashtags, trending topics, tuitar, tuíte, retuitar são algumas das palavras que surgiram na rede social e que são usadas na internet. Dorsey, um dos cofundadores, publicou a primeira mensagem no Twitter: “Just setting up my twttr” (“apenas preparando o meu Twitter”, em tradução).

Dados de 2011 apontam que a empresa vale pouco mais de US$ 140 milhões. Um dos meios para ampliar esta receita está na venda de publicidade com os chamados tuítes patrocinados e venda de trending topics.

Nestes seis anos, o Twitter passou ainda por reformas gráficas e adicionou novos idiomas como o português fala do no Brasil.

A escalada do Twitter:

O site levou 3 anos, 2 meses e 1 dia para alcançar seu primeiro bilhão de tweets;
18 meses para registrar as primeiras 500 mil contas;
tem registrado 250 milhões de tweets por dia (dado de outubro de 2011);
emprega 900 funcionários.

O modelo de negócios do site, no entanto, ainda não se provou lucrativo. Reportagens da imprensa internacional indicam que a rede luta para fazer dinheiro. Os “tweets patrocinados” na timeline do usuário no aplicativo móvel foram um dos últimos recursos que a empresa encontrou para impulsionar suas finanças.

Segundo projeção da empresa de pesquisa eMarketer, a receita do Twitter com publicidade deve triplicar em 2014, chegando a US$ 540 milhões. Para este ano, a estimativa da receita publicitária é de US$ 260 milhões.

Fonte: Gazetaweb.com

"Pais e filhos" e o Google

Tags: comportamento, internet, Google, “pais e filhos”.
Desde que o mundo é mundo, que os filhos veem nos pais uma fonte segura e confiável de informações e os pais são surpreendidos com perguntas inusitadas feitas pelos seus filhos. Mas com o surgimento da internet e sistemas de buscas cada vez mais sofisticados, essa história pode estar com os seus dias contatos, com as crianças e adolescentes passando horas na frente do computador, navegando na web: uma fonte inesgotável de informações.

De acordo com pesquisa realizada pela Birmingham Science City, 54% das crianças prefere perguntar e tirar dúvidas no Google do que com os seus próprios pais. E o impressionante estudo não para por aí.

A pesquisa também revelou que quase metade das crianças (45%) nunca usou uma enciclopédia e 19% nem sabem o que é isso. Entre os palpites do que seria a tal enciclopédia, as crianças afirmaram se tratar de um meio de transporte ou um instrumento cirúrgico.

Os professores também se saíram mal na pesquisa realizada pela Birmingham Science City. Apenas 3% das crianças disseram que procurariam seus professores para tirar uma dúvida.

No entanto, na opinião do diretor da Universidade de Birmingham, Pam Wadwell, isso não é necessariamente uma coisa ruim. “Apenas mostra como a tecnologia é um lugar comum para as crianças e como elas estão confortáveis com isso”, afirmou.

O estudo entrevistou 500 crianças entre 6 a 15 anos para destacar a importância da tecnologia nas novas gerações. Quase metade das crianças usa o Google pelo menos cinco vezes ao dia.

Fonte: MSN Tecnologia

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