terça-feira, 17 de maio de 2011

Guia de hardware para iniciantes

Introdução

Hoje, o mercado de trabalho exige conhecimentos básicos de informática, não só no que se refere aos softwares, mas ao hardware também. É importante saber, por exemplo, o que é um HD (Hard Disk), para que serve o processador, qual a função da memória RAM e assim por diante. Nada de recursos avançados, isso pode ser deixado para quem quer se aprofundar no assunto. No entanto, ter conhecimentos básicos do assunto é essencial, até mesmo para lidar com determinadas situações, como observar o reparo de seu PC por um técnico, por exemplo. Este artigo, voltado aos iniciantes ou àqueles que tiveram um "branco" no assunto, mostrará um resumo sobre cada um dos principais componentes de um computador pessoal, assim como abordará suas utilidades e suas principais funções.

Divisão do computador

Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos, como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc.
Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos os drivers, os programas e o sistema operacional.

Processador

Este é o grande pivô da história. O processador, basicamente, é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções necessárias. Quanto mais "poderoso" for o processador, mais rapidamente suas tarefas serão executadas.
Todo processador deve ter um cooler (ou algum outro sistema de controle de temperatura). Essa peça (um tipo de ventilador) é a responsável por manter a temperatura do processador em níveis aceitáveis. Quanto menor for a temperatura, maior será a vida útil do chip. A temperatura sugerida para cada processador varia de acordo com o fabricante, com o mecanismo e com o desempenho. Procure saber com o fabricante qual a temperatura ideal para o seu processador. Se o valor estiver acima do limite, talvez seja necessário melhorar a ventilação interna da máquina. Para conhecer a temperatura, fabricantes de placas-mães costumam oferecer programas próprios para isso. Em muitos casos, também é possível obter essa informação no setup do BIOS (visto no item placa-mãe, mais adiante).
Vale ressaltar que cada processador tem um número de pinos ou contatos. Por exemplo, o antigo Athlon XP tem 462 pinos (essa combinação é chamada Socket A) e, logo, é necessário fazer uso de uma placa-mãe que aceite esse modelo (esse socket). Assim sendo, na montagem de um computador, a primeira decisão a se tomar é qual processador comprar, pois a partir daí é que se escolhe a placa-mãe e, em seguida, o restante das peças.
O mercado de processadores é dominado, essencialmente, por duas empresas: Intel e AMD. Eis alguns exemplos de seus processadores: Intel Core 2 Duo, Intel Core i7, Intel Atom (para dispositivos portáteis), AMD Athlon X2, AMD Phenom II e AMD Turion X2 (também para dispositivos portáteis). Abaixo, a foto de um processador.
Foto de um processador

Memória RAM

RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou retirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido). Existe também uma categoria chamada memória ROM, que armazena permanentemente os dados. Você pode se informar melhor sobre as diferenças entre RAM e ROM aqui. Existe mais de um tipo de memória RAM. Cada um tem uma forma de encapsulamento e um modo de funcionamento. Atualmente, o tipo de memória mais usado é o padrão DDR3, cuja imagem é vista a seguir.
Memória DDR3, marca Kingston

Disco Rígido (HD)

O Disco Rígido, cujo nome em inglês é Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou até estes serem removidos. Fisicamente, os HDs são constituídos por discos. Estes são divididos em trilhas e, por sua vez, estas são formadas por setores. Os HDs podem armazenar até centenas de gigabytes. A velocidade de acesso às informações dos discos depende, em parte, da rapidez em que estes giram. Os padrões mais comuns são de 5.400 rpm (rotações por minuto), 7.200 rpm e 10.000 rpm.
Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. As existentes são IDE (Intergrated Drive Electronics), SCSI (Small Computer System Interface) e SATA (Serial ATA).
A imagem abaixo mostra a parte interna de um HD. Repare nos discos (pratos), o local onde os dados são gravados:
Imagem interna de um HD

Placa-mãe

Este componente também pode ser interpretado como a "espinha dorsal" do computador, afinal, é ele que interliga todos os dispositivos do equipamento. Para isso, a placa-mãe (ou, em inglês, motherboard) possui vários tipos de conectores. O processador é instalado em seu socket, o HD é ligado nas portas IDE ou SATA, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots AGP 8x ou PCI-Express 16x e as outras placas (placa de som, placa de rede, etc) podem ser encaixadas nos slots PCI ou, mais recentemente, em entradas PCI Express (essa tecnologia não serve apenas para conectar placas de vídeo). Ainda há o conector da fonte, os encaixes das memórias, enfim.
Todas as placas-mãe possuem BIOS (Basic Input Output System). Trata-se de um pequeno software de controle armazenado em um chip de memória ROM que guarda configurações do hardware e informações referentes à data e hora. Para manter as configurações do BIOS, em geral, uma bateria de níquel-cádmio ou lítio é utilizada. Dessa forma, mesmo com o computador desligado, é possível manter o relógio do sistema ativo, assim como as configurações de hardware.
A imagem abaixo mostra um exemplo de placa-mãe. Em A ficam os conectores para o mouse, para o teclado, para o áudio, etc. Em B, o slot onde o processador deve ser encaixado. Em C ficam os slots onde os pentes de memória são inseridos. D mostra um conector IDE. Em E é possível ser os conectores SATA. Por fim, F mostra os slots de expansão (onde pode-se adicionar placas de som, placas de rede, entre outros), com destaque para o slot PCI Express 16x (azul) para o encaixe da placa de vídeo.
Placa-mãe Asus

Placa de vídeo

Eis outro importante item em um computador. Cabe à placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer em seu monitor de vídeo, como imagens de jogos e de aplicações, efeitos, etc. Hoje, tem-se uma imensa variedade de placas, porém, as marcas mais conhecidas desse segmento são a AMD (após esta comprar a ATI) e a NVIDIA, duas fortes concorrentes. Na verdade, ambas produzem o chip gráfico ou GPU (uma espécie de processador responsável pela geração de imagens, principalmente em aplicações 3D). Quem produz as placas são outras empresas, como MSI, Zotac, ECS, Gigabyte, Asus, entre outras.
É possível encontrar no mercado placas-mãe que possuem placas de vídeo onboard, isto é, onde o vídeo é fornecido de maneira integrada. Essa característica permite economia de gastos, porém pode afetar o desempenho do computador, motivo pelo qual esse tipo de hardware é indicado apenas para computadores destinados a atividades básicas.
As placas de vídeo antigas usavam o slots PCI e AGP. Hoje, o padrão é a tecnologia PCI Express (PCI-E).
Foto de uma placa de vídeo

Drives de Disquete e CD-ROM/DVD

Os drives de disquete são itens que caíram em desuso, ou seja, é muito raro encontrar no mercado computadores que utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. Por oferecer pouco espaço para armazenamento de dados e por sua fragilidade, esses discos perderam sua utilidade.
O drive de CD-ROM/DVD é, basicamente, o dispositivo que lê CDs e/ou DVDs. Hoje é comum ter aparelhos leitores de CDs/DVDs que também fazem gravação de dados. Tempos atrás, o mercado contava apenas com leitores e gravadores de CD. A seguir, uma lista dos diferentes tipos de drives de disco existentes:
CD-ROM: serve apenas para ler CDs. Mais informações sobre isso aqui;
CD-RW (gravador):
serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs. Para mais informações sobre esse tipo de mídia, clique aqui;
CD-RW + DVD (combo):
serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs;
DVD-RW (gravador):
esse drive é um dos mais completos, pois lê e gravas CDs, assim como lê e grava DVDs.
A imagem a seguir mostra um drive leitor de DVDs:
Drive leitor de DVDs
Note que, embora em quantidade menor, também é possível encontrar computadores equipados com unidades Blu-ray.

Monitor de vídeo

Semelhante a uma TV, é responsável por transmitir as informações visuais do computador. Por muito tempo, a tecnologia mais usada nos monitores foi o CRT (Cathode Ray Tube), que hoje perdeu espaço para a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display).
Os monitores mais comuns encontrados no mercado oferecem telas em tamanhos que vão de 17" a 23" (lê-se o símbolo " como polegadas), em formato widescreen (mais largo). Hoje em dia, é muito mais vantajoso ter um monitor com pelo menos 19", uma vez que a diferença de preços em relação a modelos menores é pequena.
A imagem abaixo mostra um monitor LCD widescreen:
Monitor LCD widescreen
Gabinete
O gabinete é uma caixa metálica (e/ou com elementos de plástico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, etc). Geralmente encontrados nas cores bege e preta, cada vez mais surgem modelos que possuem algum tipo de arte, isto é, que contam com cores, luzes e outros elementos chamativos. Muitas vezes, são os próprios usuários que elaboram esses enfeites. É o chamado case modding.
No gabinete, fica localizada também a fonte de alimentação, que serve para converter corrente alternada em corrente contínua para alimentar os componentes do computador. Assim, a placa-mãe, os drives, o HD e o cooler, devem ser ligados à fonte. As placas conectadas nos slots da placa-mãe recebem energia por esta, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo. Gabinetes, fontes e placas-mãe precisam ser de um mesmo padrão, do contrário, acaba sendo praticamente impossível conectá-los. O padrão em uso atualmente é o ATX.
Os gabinetes verticais podem ser encontrados em 3 tipos básicos:
Mini Tower: pequeno, possui apenas 3 baias (visto na imagem abaixo);
Mid Tower:
médio, possui 4 baias;
Full Tower:
grande, com mais de 4 baias.
As baias são aquelas "gavetinhas", no português vulgar, localizadas na parte frontal do gabinete. Nos espaços das baias é que drives de CD, DVD e outros são encaixados.
Nos gabinetes, ainda é possível encontrar os seguintes itens:
- Botão TURBO (apenas em gabinetes antigos)
- Botão RESET
- Botão ou chave para ligar o computador (POWER)
- LED de POWER ON
- LED indicador de modo turbo (apenas em gabinetes antigos)
- LED indicador de acesso ao disco rígido (indica que o disco rígido está sendo acessado)
- Display digital para indicação de clock (apenas em gabinetes antigos)
Gabinente ATX

Periféricos gerais

Para finalizar, falta ainda citar o teclado e o mouse. Obviamente, o teclado serve para a digitação, porém, ele também pode ser usado em jogos e em combinações de teclas para acesso rápido a determinados aplicativos. Há inclusive vários modelos de teclados que fogem ao padrão convencional e adicionam recursos extras no acesso a diversos tipos de aplicações.
Os mouses, dispositivos que servem para guiar uma seta (cursor) na tela do computador, também são itens essenciais. Há, basicamente, dois tipos de mouse: o de "bolinha", que usa uma esfera para movimentar o cursor (em desuso); e o mouse óptico, que faz a movimentação da seta por meio de laser, tecnologia que oferece mais precisão à captação de movimentos.
Mouses e teclados costumam ser conectados ao computador por meio de portas chamadas PS/2 (número 1, na imagem abaixo). Mas estas estão caindo em desuso, dando lugar às conexões USB, que também servem para conectar câmeras digitais, MP3-players, pendrives, impressoras, scanners, etc. Algumas placas-mães sofisticadas oferecem também entradas FireWire, muito utilizadas para a conexão de HDs externos e filmadoras digitais. Antigamente, mouses utilizavam conectores seriais (número 3, na imagem abaixo), teclados faziam uso de uma porta denominada DIM e impressoras e scanners usavam uma entrada chamada paralela (número 2, na imagem abaixo).
Portas paralela, serial e PS/2

Finalizando

Este guia foi desenvolvido para servir de base às pessoas que estão dando os primeiros passos no mundo da informática. O texto focalizou os principais componentes de hardware encontrados em um computador do tipo desktop. É evidente que o assunto é muito mais amplo, por isso, consultar os links indicados durante o texto é uma boa forma de aumentar os conhecimentos sobre o tema. Outros textos podem ser encontrados na seção Hardware do InfoWester.

Fonte: http://www.infowester.com/guiahdinic.php

MWC 2011: futuro dos dispositivos móveis passa pelo conteúdo



No Mobile World Congress, a discussão sobre qual o futuro da internet móvel é constante. Mas quais rumos tomar? Um painel reunindo os executivos-chefe da Intel, Softbank, Cisco e Yahoo! tentou responder a essas perguntas. E o conteúdo, sem dúvida, está entre as respostas. 
Cada companhia representada no painel faz parte de um pedaço da internet móvel: Intel com processadores para tablets e PCs (e promete lançar seu primeiro chip para smartphones ainda este ano), Cisco com infra-estrutura de redes, SoftBank com os problemas e soluções das operadoras e Yahoo! com conteúdo. 
Paul Otellini, da Intel, disse que, em um ano, o cenário móvel mudou. "No ano passado, os tablets não estavam aqui. Agora são comuns". Ele acredita que a internet móvel é uma "enorme oportunidade" para toda a indústria de tecnologia (dos semicondutores aos fabricantes de aparelhos, desenvolvedores e operadoras). "São 5 bilhões de aparelhos conectados em todo o mundo, no último trimestre de 2010 os smartphones já passaram os PCs em vendas", afirmou. Para o CEO da Intel, segurança, desempenho com economia de energia e conectividade são os pilares da internet móvel. "Nossa visão é levar uma experiência consistente, sem intermediários, ao consumidor".
Já o executivo-chefe da operadora Softbank, Masayoshi Son, foi mais pragmático em relação ao momento atual das operadoras em todo o mundo: "compartilhamos a mesma realidade deprimente. A receita por usuário está em queda, o tráfego de dados só aumenta, plataformas como Apple e Android tornam as operadoras em 'encanadores tolos'". Para Son, a solução - pelo menos a encontrada pela Softbank - é tornar a empresa em uma companhia voltada a dados.
Segundo o executivo, 100% de seus assinantes usam serviços 3G, a maioria com smartphones, por isso a Softbank investe em serviços online, como TV pela web na China. "A internet móvel é a grande aposta para os próximos 10, 20 anos", disse. Seu pensamento vai de encontro ao de John Chambers, da Cisco, que aposta suas fichas em uma rede inteligente para o futuro, onde 66% do tráfego em 2015 virá de vídeos nas redes móveis. "O efeito móvel afeta e muda os modelos de negócios das companhias", afirmou.
Finalmente, Carol Bartz, CEO do Yahoo, definiu a situação com uma frase: "Nós usamos a internet por causa do conteúdo, que cada vez mais é digital. E depende muito de contexto. Internet de ontem é conteúdo em ambiente confuso e barulhento. A internet de amanhã é personalizável", disse. Ela aproveito o momento para mostrar o Livestand, solução para tablets com conteúdo do portal. "É preciso que alguém organize e faça a curadoria do conteúdo", explicou Bartz.
E fica a pergunta para o futuro: onde vamos parar? Para Otellini, existem novos modelos de negócios emergindo, alguns envolvendo conteúdo pago (citou o Wall Street Journal) e outros envolvendo conteúdo gratuito - movido a anúncios. "Aplicativos são só mais um termo para conteúdo", disse Bartz, do Yahoo!. "Você compra informações, notícias, entretenimento", afirmou a executiva.
Já Son, da operadora Softbank, pensa além no futuro. "Cinco anos é óbvio, vamos falar de mais tempo. Nos últimos 30 anos, memória, poder de processamento e velocidade de conexão aumentaram 1 milhão de vezes. Nos próximos 30, um crescimento exponencial de mais 1 milhão vai ocorrer. O conteúdo - aplicativos, lataformas, mídia social - depende da imaginação, que não tem limites", concluiu.



Alemanha testa supermercado do futuro

Aplicativo para celular lê código de barra dos produtos comercializados e fornece informações

O supermercado Real é também conhecido como a "loja do futuro" da rede de supermercados Metro, da Alemanha.
É lá que a empresa testa as últimas tendências do setor.
"A ideia é que a filial seja um laboratório vivo para testar com os clientes os mais novos conceitos, produtos e tecnologias. Se forem aprovados aqui, eles são implantados em outras lojas da rede", afirmou Gerd Wolfram, diretor-executivo da rede Metro.
O supermercado usa a tecnologia RFID para monitorar os seus produtos com frequências de rádio.
Etiquetas podem rastrear o movimento de produtos e os estoques, até em geladeiras abertas.

Para clientes em busca de inspiração, a loja tem uma central culinária que imprime receitas na hora.

A peixaria emprega as últimas técnicas para atrair clientes: sprays de óleos aromáticos do teto e sons do litoral, como gaivotas e ondas.
Um aplicativo para celulares de última geração permite que clientes criem uma lista de compras e simplesmente leiam o código de barra dos produtos.
Depois, é só passar o celular no caixa e pagar.
Na Alemanha, os clientes paracem aprovar o supermercado do futuro da rede Metro.




Como nasceu o Twitter

A origem esquecida do Twitter
Antes de o Twitter ser algo público, ele era apenas um hack para colocar o AOL Instant Messenger, o MSN da AOL, dentro do pager de Jack Dorsey. O fundador do Twitter, Jack Dorsey, tem um passado digno de nota na cultura de mensagens instantâneas. Ele chegou a anunciar uma start-up de software de envio de mensagens, chamada D-Net, em 1999. Ele também gostava de ler as mensagens de status de seus amigos no AOL Instant Messenger. Ele queria combinar as duas coisas. E em uma era em que o AIM era o rei dos EUA, ele fez isso.

“Eu adorava bater o olho e ver as atualizações de status de meus amigos. Mas ao mesmo tempo eu gostava do aspecto de enviar algo, como se você estivesse longe de um teclado, mas os mensageiros instantâneos não permitiam isso”, diz Dorsey.

“Eu tinha um pager da RIM, o 850, o primeiro aparelho voltado para e-mails. Eu programei um sistema em que eu podia enviar um e-mail por ele e atualizar meu status no AIM de onde eu estivesse.

E funcionava! E eu também podia, de tempos em tempos, receber atualizações de minha lista de contatos via e-mail. Era incrível! Mas o número de pessoas que tinha esse aparelho era mínimo e o timing não era o ideal. Isso foi em 2001″.

Em 2006, quando ele trabalhava para Evan Williams na Odeo, Dorsey ressuscitou a ideia. Ele combinou os aspectos de timeline do LiveJournal com as atualizações de status dos mensageiros instatâneos, somado ainda ao sofware de envio que entregava as mensagens de forma remota. Assim nasceu o Twitter.
pager-aim-twitterFonte: Gizmodo Brasil

Rede social para amantes

Com o seu propósito pouco nobre, Second Love já alcançou sucesso consideravel em alguns países da Europa e agora chega ao nosso país.
Que a tecnologia não tem limites, já é sabido faz tempo. E é em busca da quebra de limites que o site holandês Second Love (segundo amor, em português) está lançando os seus serviços no Brasil. A rede social, que faz bastante sucesso na Europa, tem um único propósito: servir de ponto de encontro para quem quiser dar uma pulada de cerca e trair o seu companheiro. O objetivo principal fica bem claro logo nas descrições do serviço para os homens e mulheres.

Frases como “À procura de romance porque em casa tudo virou rotina?” não deixam dúvidas sobre o público alvo do site: homens e mulheres que estejam em um relacionamento e que queiram apenas se divertir com outra pessoa, também comprometida.

Apesar de ser o primeiro serviço do gênero no país, não é possível dizer que isso seja realmente novidade, já que os infiéis usam as redes sociais para esse fim há um bom tempo. O Second Love é apenas um meio mais “oficial” para a ocorrência desses casos. Quem quiser usar o serviço precisa fazer uma assinatura, que é paga, e torcer para não ser descoberto em casa.

Fonte: Tecmundo

Restaurante chinês inova no atendimento e troca garçons por robôs

Dalu Rebot pode atender até 100 pessoas ao mesmo tempo com seus 8 garçons robóticos. E mais deles devem ser contratados.


Se estiver passando por Jiang, na China, não deixe de conhecer o Dalu Rebot, restaurante que está chamando a atenção do mundo todo por possuir garçons não muito comuns: robôs programados para a função. São dois especializados em bebidas, dois recepcionistas, dois que atendem mesas menores e outros dois que atendem as mesas principais.
Para facilitar a locomoção dos garçons mecatrônicos, as mesas ficam dispostas de maneira circular e não podem ser alteradas, pois caso isso ocorra os robôs podem acabar batendo em clientes e errando as mesas que devem atender. Por enquanto há apenas oito deles trabalhando no local, mas é bem provável que mais sejam “contratados” logo, para suprir a demanda que está crescendo.

Mas vale dizer que não são apenas robôs que trabalham no local. Humanos são responsáveis por várias funções, como controle de estoque, controle do fluxo de caixa e, principalmente, cozinha. Afinal de contas ainda não existem robôs com capacidade para cozinhar de acordo com as exigências de cada consumidor.




McDonald´s estaria planejando trocar atendentes por máquinas

As sete mil lojas europeias seriam as primeiras a receber a nova forma de atendimento na rede de fast food.

O McDonald’s é um dos líderes mundiais no mercado de fast food. O modelo de atendimento da empresa (criado há mais de 30 anos) é copiado por muitas outras redes. Mas parece que os dirigentes de alto escalão da empresa estão planejando modificar o sistema que vem dando certo há décadas. A proposta? Segundo o Financial Times: trocar os atendentes humanos por máquinas de autoatendimento em diversas lojas.
Em vez de adolescentes registrando os pedidos e cobrando pelo alimento, terminais de autoatendimento com telas sensíveis ao toque mostrariam o que está disponível para o pedido. Para pagar, somente cartões de crédito e débito, visto que os caixas não contariam com moedas ou notas para trocos. A cozinha ainda seria coordenada por seres humanos.
O McDonald’s estaria planejando aplicar o projeto em 7 mil lanchonetes por toda a Europa. Em alguns aeroportos já é possível visualizar uma prévia do programa, com terminais de autoatendimento e pagamento. Muitos jovens europeus lastimam-se pela novidade, pois esse tipo de restaurante era, para muitos, uma chance de primeiro emprego.





Como desinstalar programas de forma eficaz

Como desinstalar programas do PC sem deixar as sobras de arquivos e registro.
Não é incomum encontrar arquivos, pastas e até mesmo itens no menu iniciar deixados para trás por um programa recém-removido do micro. Isso é causado por desinstaladores ineficientes, que não conseguem limpar todas famigeradas sobras de arquivos e registro. Na melhor das hipóteses esses resíduos podem simplesmente ocupar espaço em disco. Na pior podem causar problemas no funcionamento do sistema, como no caso de entradas inúteis no registro. O melhor é limpar a bagunça enquanto ela ainda é pouca.

Uma solução é usar um utilitário que faça a “limpeza pesada”, removendo tudo o que foi deixado para trás, como o IObit Uninstaller (http://goo.gl/Pk8qU), que é gratuito. Ele consegue remover arquivos, entradas de registro e até mesmo as odiadas barras de ferramentas que se alojam em seu navegador sem seu consentimento.

Não há como falar em programa desinstalador sem mencionar o consagrado Revo Uninstaller (http://goo.gl/rSq6v). Esse é de fato um bom programa e eu uso e recomendo. Considerado um dos melhores da categoria, ele tem diversas opções de ajuste, para que você defina o nível de limpeza desejado.

Depois de remover os arquivos do programa usando a desinstalação que o acompanha, o Revo Uninstaller faz uma busca no sistema por arquivos deixados para trás e entradas de registro que não foram excluídas.

Fonte: PC World

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