
O primeiro é que nem sempre a falta do link indica irregularidade. Alguns selos não fornecem uma página com informações extras e, sim, apenas a imagem. A política de uso do selo é apenas o contrato e o direito de uso da marca. Sites irregulares que exibem os selos são apenas policiados com processos judiciais – não é algo que um criminoso, que já está violando a lei, temeria.
O segundo é que um criminoso que está falsificando o selo poderia inclusive falsificar a página de “mais informações” sobre o selo. A questão, daí, recai sobre o reconhecimento da marca: esse selo já foi visto em outro lugar? Eu conheço o site ou a empresa que fornece esse selo? Sem essas perguntas respondidas adequadamente, qualquer site poderia inventar um selo próprio de segurança – de fato, alguns sites, legítimos inclusive, já fizeram isso.
Se o internauta é obrigado a pesquisar sobre a segurança ou legitimidade do selo, é mais simples pesquisar diretamente sobre a legitimidade do site em que se está comprando, já que o selo de segurança não é garantia da entrega dos produtos, da qualidade do atendimento pós-venda e outras características desejáveis em uma loja. A pesquisa será, portanto, obrigatória de qualquer forma.
A Amazon.com, maior loja on-line do mundo, não usa nenhum selo em sua página principal. Selos são úteis na medida em que demonstram uma possível preocupação da empresa com a segurança dos seus clientes. No entanto, quando se considera que sites com selos já foram comprometidos, é importante lembrar que não existem garantias.
Fonte: G1 - Tecnologia e Games