segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os selos de segurança dos sites são confiáveis?

Site seguro! Não duvide.
Será que podemos confiar nos selos que atestam a “segurança” do site, em geral, ao se clicar no selo, o cliente/usuário é direcionado para o site do emissor do certificado onde são oferecidas informações sobre a loja virtual e respectivo registro. Se o selo for simplesmente uma imagem, isto pode indicar irregularidade? Há muitos problemas com esses selos de segurança em sites na internet. A ideia é a seguinte: o site exibe um selo que diz algo como “protegido contra invasões”, “este site é seguro”, “sua compra está segura”, entre outros, para informar o internauta que aquele site é seguro.

Esses selos são apenas imagens. Um site falso ou malicioso poderia exibir o mesmo selo, sem dificuldade alguma. É o mesmo que acreditar em absolutamente tudo que um vendedor diz, é claro que ele vai falar o melhor sobre seu próprio produto. Mesmo que clicando-se no selo, sendo possível obter mais informações sobre a emissão do selo e que a ausência do link indica irregularidades. Há alguns problemas com essa afirmação.

O primeiro é que nem sempre a falta do link indica irregularidade. Alguns selos não fornecem uma página com informações extras e, sim, apenas a imagem. A política de uso do selo é apenas o contrato e o direito de uso da marca. Sites irregulares que exibem os selos são apenas policiados com processos judiciais – não é algo que um criminoso, que já está violando a lei, temeria.

O segundo é que um criminoso que está falsificando o selo poderia inclusive falsificar a página de “mais informações” sobre o selo. A questão, daí, recai sobre o reconhecimento da marca: esse selo já foi visto em outro lugar? Eu conheço o site ou a empresa que fornece esse selo? Sem essas perguntas respondidas adequadamente, qualquer site poderia inventar um selo próprio de segurança – de fato, alguns sites, legítimos inclusive, já fizeram isso.

Se o internauta é obrigado a pesquisar sobre a segurança ou legitimidade do selo, é mais simples pesquisar diretamente sobre a legitimidade do site em que se está comprando, já que o selo de segurança não é garantia da entrega dos produtos, da qualidade do atendimento pós-venda e outras características desejáveis em uma loja. A pesquisa será, portanto, obrigatória de qualquer forma.

A Amazon.com, maior loja on-line do mundo, não usa nenhum selo em sua página principal. Selos são úteis na medida em que demonstram uma possível preocupação da empresa com a segurança dos seus clientes. No entanto, quando se considera que sites com selos já foram comprometidos, é importante lembrar que não existem garantias.

Fonte: G1 - Tecnologia e Games

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