segunda-feira, 8 de março de 2010

Buzz: novo serviço do Google integra redes sociais ao Gmail

O Google Buzz a primeira vista me parece muito bom, tomara que tenha sucesso e não vá pelo mesmo caminho do Google Wave.
O Google lançou o Buzz, um novo serviço que integra redes sociais em uma área especial dentro do Gmail. O Buzz também vai funcionar em celulares, como iPhone e Android. O Google está tentando avançar na área de mídias sociais adicionando novos recursos ao Gmail: introduziu um espaço no Gmail que permitirá aos usuários postar e ver mensagens curtas, uma função semelhante às atualizações existentes no Twitter e no Facebook.

A mudança permitirá que quem estiver conectado ao Gmail possa ver o que seus amigos e conhecidos estão fazendo. Como no Twitter, será permitida apenas uma mensagem curta por vez. Não está estebelecido o limite de toques. No Twitter, é de 140, mas o Facebook permite mensagens maiores.

O Buzz vai aparecer como uma nova pasta dentro do Gmail, logo abaixo da caixa de entrada. O Buzz é um novo mundo dentro do Gmail. O produto foi criado com cinco pilares:

1) Seguidores automáticos (com conteúdo das pessoas que você mais tem contato via e-mail).

2) Experiência rápida de compartilhamento (conteúdo de fotos, vídeos, links, páginas do Flickr e do Picasa e até mesmo Twitter).

3) Divisão entre conteúdo público e privado criado pelo usuário.

4) Integração com a caixa de entrada (notificações de comentários e novos posts).

5) O Google mostra e sugere conteúdo que pode te interessar.

O Google também disse que o Buzz funcionará em celulares, direto pelos endereços google.com e buzz.google.com e em aplicativos para Android e iPhone, além de uma atualização do Google Maps para celulares que vai integrar o recurso Latitude, de localização, ao Buzz (esse Google Maps estará disponível hoje para celulares com sistemas Symbian e Android).

Entre outros recursos, o Buzz no celular (pelo menos para Android) aceitará novos posts via voz. Basta falar e o Google Buzz publica sua informação na rede de contatos.

Apesar de nunca ter levado adiante o Orkut em termos mundiais. O site é popular do Brasil e na Índia, mas jamais foi um produto de ponta dentro da companhia. O Google dá sinais de que mantém a pretensão de se tornar uma força entre as mídias sociais.

Além do Orkut, o Google também mantém no ar o Sidewiki, que permite aos usuários compartilhar links e um serviço de perfis no qual as pessoas cadastradas podem atualizar informações sobre si mesmas. A novidade é que o dispositivo no Gmail permitirá que tudo seja feito no mesmo site.

O Google, de fato, se vê atualmente na mesma posição da Microsoft. Que há anos tenta, sem muito sucesso, avançar para novas áreas além de sua tradicional. Rival do Google em diversos serviços, a Microsoft investiu numa parceria com o facebook em 2007.

Para enfrentar a parceria Microsoft-Facebook, uma das estratégias do Google é integrar serviços como o YouTube e a galeria de fotos Picasa.

Fonte: Terra Tecnologia

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger