
O que é e quando nasceu
O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.
O alvo inicial do Orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários é do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008 foi o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado.
Sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.
Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).
Perfil dos usuários no Brasil
São 24 milhões de usuários ativos do Orkut no Brasil, que lideram o número de acesso diário na rede social, com 57% contra a média mundial de 31%. Do total de usuários, 70% têm mais de 35 anos.
Apesar das experiências comerciais, políticas e afins, o Orkut ainda é apropriado para o relacionamento entre as pessoas, pois para 90% deles, o objetivo de participar da rede social é poder fazer contato com amigos antigos; 89% acreditam que a ferramenta serve para manter contato com familiares e amigos; 78% afirmam que entraram para expandir a rede de contatos e 72% dizem que é uma forma divertida de passar o tempo livre.
O tempo médio mensal dos usuários do Brasil no Orkut foi de seis horas e 40 minutos, sendo o tempo de permanência por acesso de 15,7 minutos. Os Orkuteiros visitam o site da rede social 24,5 vezes ao mês, onde divulgam os impressionantes 80 milhões de recados, 30 milhões de fotos e 3,5 milhões de vídeos por dia.
Questionados sobre os assuntos mais interessantes no Orkut, os mil entrevistados (com mais de 15 anos), apontaram a preferência por fotografia (67%), conhecimentos gerais (65%), tecnologia (65%), compras (63%) e jogos (57%). Já quando o assunto é publicidade, os usuários preferem ver anúncios de tecnologia (61%), mídia e entretenimento (61%), viagens (59%), empregos (59%) e telecomunicações (59%), sem falar, é claro, em ofertas/descontos para lojas online, que representa 71% nesta modalidade.
Apesar dos dados abaixo serem de 2008, podemos ter uma ideia do poder dessa rede social no Brasil:

Então fica a seguinte pergunta: É possível ignorar essa rede social até mesmo para ações em mídia social?
Fonte: Mídia Boom