
O Twitter é um microblog que virou mania entre os usuários de internet. No ano passado alcançou a marca dos 50 milhões de usuários, que postaram 8 bilhões de tweets. No Brasil também tem sido uma febre.
A língua portuguesa é a segunda mais falada na twitoesfera, com 11% dos posts. A primeira, indiscutivelmente é a língua inglesa, com 61% dos posts. Portanto, nada mais natural que eu entrasse também na tuitoesfera e sentisse o gostinho de postar tweets.
O Twitter é um bom lugar para testar ideias e insights. Você twita algum insight e vê se há alguma reação, como um reply , embora essencialmente meus tweets são ligados ao meu blog, acho que o Twitter também é um meio de você se colocar como pessoa, postando comentários e opiniões sobre a situação politica e econômica do País.
O Twitter é muito bom para notícias em tempo real. Você sabe ou viu alguma coisa, twite na hora. As primeiras notícias dos ataques terroristas em Mumbai na Índia ou a aterrizagem do avião no rio Hudson em Nova York foram propagados pelo Twitter. Da 'twitoesfera' chegou depois às redações dos jornais e TVs...
O Twitter tem tremendo valor como plataforma de mídia social. Existe um ecossistema de desenvolvedores que gravitam ao seu redor, criando inúmeras aplicações muito interessantes. Mas o Twitter não é só para isso.
Analisar o “sentimento” ou viés positivo ou negativo dos bilhões de tweets com respeito a um determinado assunto, empresa ou produto pode ser bastante útil, principalmente porque esses tweets representam opiniões quase em tempo real do que milhões de pessoas estão pensando.
Por tudo isso, não é à toa que o valor de mercado do Twitter é estimado em 1 bilhão de dólares. Questiona-se seu modelo de negócio, mas quando existe uma concentração muito grande em um único lugar de um recurso escasso e caro que é atenção das pessoas, com certeza vai existir potencial de geração de negócios.
Enfim, recomendo usar o Twitter. Só assim é que você terá condições de dizer se vale a pena ou não.
