quarta-feira, 4 de abril de 2012

Museus brasileiros no Google Art Project

Google dando uma força para arte.
O Google lançou ontem (03/03/2012) no Brasil um serviço que mostra fotografias de alta resolução das obras de arte de dois museus brasileiros. Chamado de Google Art Project, o recurso usa a tecnologia do Street View (que exibe fotos de ruas de todo o mundo) para oferecer visitas virtuais em 360 graus a dois museus de São Paulo, o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, ambos na capital paulista.

As fotos em alta resolução contemplam 98 obras da Pinacoteca e 89 do MAM. Cada um desses museus tem uma obra fotografada em 7 bilhões de pixels (altíssima resolução). Na Pinacoteca a obra com altíssima resolução.

O serviço Art Project - que já existia em outros países desde fevereiro do ano passado - acaba de chegar em sua segunda fase com quase 30 mil obras do acervo de 151 galerias de 40 países, entre elas a Uffizzi, em Florença; o Palácio de Versalhes, na França; o Museu Kampa, em Praga; o Museu Van Gogh, em Amsterdã; e o Museu Estatal Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.

As imagens foram feitas por um conjunto de 15 câmeras instaladas em pequeno carrinho de 2,6 m e que pesa 60 kg.

Internautas que acessa o Google Art Project podem escolher o nome do museu, pesquisar pelo título das obras, montar uma galeria com suas imagens preferidas e compartilhá-la nas redes sociais com seus amigos. Outros recursos são o zoom, que aproxima da tela detalhes das imagens, resumos explicativos sobre as obras e um mapa que ajuda o usuário a “passear” pelo acervo dos museus.

Segundo Alessandro Germano, responsável pelo Art Project na América Latina, o recurso funciona como um complento à experiência de visitar um museu.

— Infelizmente, nem todo mundo pode frequentar museus em várias cidades do mundo. Nosso objetivo é tornar a arte universalmente acessível, trazer novas formas de interação e complementar a experiência que se tem ao visitar o museu.

A América Latina tem dez museus de países como Colômbia, Argentina e Peru que fazem parte do projeto.


Fonte: R7 - Tecnologia e Ciência

Ferramenta de buscas do Facebook

Uma equipe comandada por um ex-engenheiro da Google está construindo uma nova ferramenta de buscas para a rede social.
A guerra entre Google e Facebook ficará mais acirrada. Cerca de 25 desenvolvedores do Facebook, comandados pelo ex-engenheiro do Google Lars Rasmussen, estão trabalhando em um serviço de buscas para a rede social, de acordo com uma reportagem publicada pela Businessweek. Se isso de fato estiver acontecendo, a competição entre as duas gigantes vai se intensificar ainda mais. Citando fontes não reveladas, a publicação disse que, com a novidade, o Facebook quer que os internautas possam pesquisar mais facilmente atualizações de status, fotos e vídeos.

O novo serviço poderia até mesmo evitar que os usuários deixem o site para usar o buscador da Google, segundo analistas.

Leia também: 5 dicas para proteger a sua Linha do Tempo no Facebook

"Estou sabendo que o Facebook está trabalhando em uma nova tecnologia de pesquisas para capturar clientes do Google", disse Patrick Moorhead, analista na consultoria Moor Insights e Strategy.

"A busca ainda é o principal no uso da internet e é a porta de entrada para muitos novos internautas. O Facebook obviamente domina o setor de redes sociais, mas precisa crescer rapidamente no segmento de pesquisa genérica e móvel".

A maior rede social do mundo, que tem em seu horizonte a entrada no mercado de ações (IPO), o que deve fazer a empresa chegar ao valor de 100 bilhões de dólares, tem assistido o Google se direcionar cada vez mais para as mídias sociais.

Como as duas empresas tem nomes fortes e bolsos muito fundos, a rivalidade deve ser grande, já que ambos os lados estão muito bem armados.

Escorpiões
"Não é surpreendente que o Facebook esteja trabalhando em uma ferramenta de buscas, assim como não foi uma surpresa o lançamento do Google+", afirmou Dan Olds, analista na Gabriel Consulting Group. "Google e Facebook são como escorpiões em uma garrafa. Cada vez mais a garrafa se estreita, conforme cada um estende seu alcance. Com o tempo, eles estarão competindo diretamente em todas as suas áreas."

Com essa ação para tentar capturar usuários de buscas online, o Google deve cada vez mais estar atenta ao Facebook, já que a empresa tem mais influência que Microsoft e Yahoo, cujas ferramentas de pesquisas não conseguiram tomar o primeiro lugar da gigante do setor.

"A busca é o maior e mais durável aplicativo web", disse Olds. "De fato, você pode até argumentar que a busca é a web. Ser proprietário de um ferramenta como essa é a chave para um reino de riquezas na internet. Dúzias de anunciantes virão até você e é possível criar diversos produtos baseados na busca. Se o Facebook puder criar um buscador melhor, ou um que seja ao menos decente, eles terão muito mais apelo para vender publicidade.”

Olds também destacou que o Google tem muitos dados de usuários, mas não tantos quanto o Facebook. Uma ferramenta de pesquisas forte, portanto, poderia atrair muitos anunciantes em potencial.

O analista Brad Shimmin, da consultoria Current Analysis, declarou que a rede social pode ainda não ter força o suficiente para tomar o primeiro lugar de um mercado dominado pelo Google há muito tempo.

“Não acho que um serviço como o do Google vá beneficiar os usuários do Facebook”, disse Shimmin. “Esse não é o motivo de acessar o Facebook. O Google é uma infraestrutura. O Facebook é um destino. Os internautas buscam ambos por diferentes razões. Como em qualquer empreendimento, uma falha na tentativa de capturar um mercado já conquistado, como o das buscas online, pode prejudicar a posição do Facebook como um todo.”

Fonte: IDG Now!

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