
Em outras palavras, cada site é o responsável por registrar a quantas anda sua popularidade, podendo liberar ou não essa informação ao público. O navegador Firefox, por exemplo, marcou 8,39 milhões de usuários em 18 de junho de 2008, no chamado Firefox Day, dia em que uma atualização foi disponibilizada para ser baixada gratuitamente.
Quando você acessa um site, seu computador manda um bocado de informações suas ao servidor geral desse site, como o seu IP (número que identifica o computador na rede), a data e a hora da visita e em quais páginas você entrou. No servidor do site, um software junta todas as informações de acesso – suas e das outras pessoas conectadas –, descobrindo, entre outras coisas, quais são as páginas mais vistas e quanta gente perambula por lá.
Há ainda sites como o Alexa, que analisam o tráfego na web de forma independente, mais ou menos como o Ibope faz para a TV – escolhem um grupo de pessoas que representaria a população total e instalam medidores no computador de cada uma delas. O computador do usuário envia todas as informações de visitação ao Alexa. Em troca, o Alexa repassa informações sobre os sites em que ele navega, como as páginas que estão bombando.
1) Yahoo
2) Google
3) YouTube
4) Windows Live
5) MSN
1) Google
2) Orkut
3) Windows Live
4) UOL
5) YouTube
Fonte: Mundo Estranho