
Uma vez criado seu perfil, está aberta uma frente de relacionamento com as pessoas. É preciso ter senso de humor para lidar com críticas, brincadeiras e com o retorno dos leitores. Se essa qualidade está em falta, melhor nem criar uma conta.
Qualquer pessoa pode zombar de algo que você escreveu, sacanear sua foto de perfil e fazer uma paródia da sua biografia. Se você não sabe lidar com isso, então é melhor não brincar com o Twitter.
A apresentadora Xuxa, cujo último tweet data exatamente de um mês depois do inaugural, que o diga: a celebridade abandonou o Twitter depois que seus seguidores apontaram um erro de português (ela escreveu cena com s) cometido por Sasha em um dos posts.
A inveja: quero mais seguidores que as celebridades
Não bastasse ser casado com a Demi Moore, o ator americano Ashton Kutcher ainda contabiliza outro motivo de olho gordo: ele tem nada menos que 4.907.901 seguidores no Twitter (até o momento desta postagem). No entanto, para as pessoas comuns como eu e você, o Twitter não é uma corrida por fãs.
Ter seguidores é legal, são mais pessoas que te respondem e interagem contigo, mas se você não for o Ashton Kutcher ou a Britney Spears, é melhore desencanar do número de seguidores e se focar na qualidade da relação com eles.
A luxúria: confundo o espaço público com o espaço privado
Nem todos os seus seguidores estão interessados em saber, todos os dias, o que você comeu no almoço, muito menos como foi sua noite anterior. A confusão entre o público e o privado é muito comum nesta cultura de imediatismo.
Não se esqueça de que, apesar de aparentemente protegida pela tela do computador, você está vulnerável a todos que a seguem, aos seguidores dos seus amigos e a muito mais gente sempre que registra um comentário qualquer. É preciso saber se comportar em um espaço público, onde você não faz coisas que não faria fora da sua casa.
A vaidade: quero aparecer mais que todo mundo
Pegue leve no número de fotografias postadas. Sua imagem (ainda) é um bem privado e há limites para torná-la pública. Não vai postando qualquer foto sua, principalmente aquelas mais íntimas. Você correr um grande risco de algum engraçadinho fazer mau uso dela.
A avareza: posto somente anúncios de venda
Se você criou um perfil, ainda que seja para divulgar seus produtos ou serviços, não se esqueça de complementar com alguma produção de conteúdo, ou pelo menos com indicações de links e conteúdos interessantes para seus clientes.
A preguiça: escrevo tudo errado
Na pressa que pontua a maioria das comunicações via internet, poucos pensam em uma revisão, ainda que rápida, da mensagem que acabou de escrever. O resultado? Erros de toda espécie, da digitação à ortografia, passando por problemas de contexto. O pior pecado do Twitter é o total desleixo com a língua, seja em qual idioma for.
Uma postagem no seu perfil, por mais simples que seja, pode lhe trazer sérios problemas,até mesmo perder uma vaga de emprego, já que muitos recrutadores buscam o perfil do candidato no Twitter e em outras redes, para obtenção de mais informações e análise do candidato, diminuia a quantidade de postagem e trabalhar mais na qualidade delas. Com isso, seus seguidores perceberão que você está, digamos, evoluindo.
Achou um link legal e quer compartilhar? Tenha a delicadeza de tecer algum comentário a respeito, recomenda-se que o conteúdo guardado na URL compactada seja minimamente descrito, ainda que em uma palavra. Também não é legal postar um link com um comentário genérico, do tipo 'que legal' ou 'divertido'.
A gula: vivo devorando a produção alheia
A ferramenta oferece a possibilidade de "retwitar", ou seja, copiar em seu perfil um post de outra pessoa com apenas um toque. Embora o crédito seja dado, viver só de conteúdo dos outros ou twitar exageradamente, contando a cada vez que você se levanta da cadeira para comer é bola fora. Postar eventualmente coisas interessantes é legal. Postar 100 tweets num período de 10 minutos só inunda a timeline dos outros. Há diversas estratégias para evitar o exagero: pensar antes de twitar, manter um foco temático, distribuir os tweets ao longo do dia.
Fonte: Delas
