
Não adianta fazer parte de várias redes sociais ao mesmo tempo, se o uso delas for de forma errônea. As ferramentas corretas devem ser utilizadas para chamar a atenção dos recrutadores. Demonstrar conhecimento em uma área específica e mostrar-se disposto e capaz de aceitar desafios também contam pontos.
Alguns recrutadores conseguem mais assertividade nos processos de seleção, já que por meio do perfil de uma pessoa nesses sites, são revelados alguns aspectos da personalidade e das características pessoais que podem ser decisivas.
O profissional que busca uma oportunidade está em uma vitrine. Por isso, informações claras e atualizadas, além do bom senso, farão a diferença para alcançar uma oportunidade de carreira. Promover recomendações ou indicações dos contatos da rede, principalmente de ex-colegas ou ex-chefes, pode dar confiabilidade ao perfil.
Todas as informações inseridas na internet, como o público a ser atingido, a vaga desejada, entre outras questões pessoais, devem atender a padrões.
Evite currículos longos
Prefira elaborar um resumo do roteiro profissional. A maior preocupação, não torne cansativo para o leitor. No Orkut, por exemplo, preencha os espaços dedicados a área de atuação, diferentemente do Linkedin, onde essas informações são essencias e devem ser completas.
Modere com vídeo, fotos e áudio
Em conteúdo multimídia, publique somente o necessário, não faça o visitante perder tempo com inserções de tamanho integral. Ninguém vê (ou ouve). Para a coordenadora, o mais importante é ter noção de tempo e de conteúdo.
Com texto, foque no essencial
Quando redigir o texto, mantenha o foco em transmitir notícias, eventos, cursos. Além destes itens, trocar experiências e informações com outros usuários é de grande valia.
Não se exponha com exagero
Nunca se exponha nas comunidades. “Procure a vaga certa e vá direto ao contato do empregador. Não avise para todo mundo que você está desempregado”.
Pondere suas opiniões
O mercado valoriza o bom senso. Você deve tomar cuidado com as opiniões para não ganhar inimigos. Sempre que inserir um conceito, um opinião, faça embasado em fatos ou argumentos sólidos.
Fonte: IDG Now!