quarta-feira, 23 de junho de 2010

Metade dos jornalistas brasileiros é blogueira

Se alguns jornalistas idiotas torcem o nariz para os blogs, muitos deles já fazem parte da blogosfera.

Uma enquete conduzida por uma pesquisadora brasileira com jornalistas do País em 2009 indica que boa parte desses profissionais já aderiu às mídias sociais, mas o uso cotidiano de ferramentas tecnológicas, como as de análise de dados, ainda está longe de ser unanimidade. Os resultados preliminares foram divulgados este mês (junho) pelo site Observatório da Imprensa.

Para elaborar o estudo, a jornalista e professora associada da California State University de Long Beach (EUA) Heloiza Herscovitz tabulou dados fornecidos por 624 profissionais de jornais, revistas, rádios, TVs, assessorias de imprensa e órgãos públicos.

De acordo com os números, a maioria já tem alguma presença na web: 51,2% afirmaram manter blogs, 67,6% disseram usar algum tipo de sistema de mensagens instantâneas e 65,1% revelaram ter perfis em redes sociais como Facebook e Orkut.

Popular entre profissionais de comunicação, o Twitter ainda não conquistou a maioria dos jornalistas brasileiros, pelo menos até o fechamento da pesquisa. Menos da metade, ou 46,2%, disseram utilizar o microblog. Só 17,5% disseram já ter assistido a webcasts ou a vídeos online, e apenas 10,5% afirmaram usar programas como o Excel para analisar dados.

Heloiza explica que seu estudo será a base do capítulo sobre o Brasil da segunda edição do livro 'The Global Journalist', editado pelo pesquisador americano David Weaver, da Universidade de Indiana. Na primeira edição, o capítulo sobre o Brasil já tinha sido escrito por ela, em coautoria com Adalberto Cardoso. Segundo a pesquisadora, 'The Global Journalist 2' será lançado ainda em 2010.

Fonte: IDG Now!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger