Um estudo revelou que o subconsciente dos adolescentes pode ajudar a prever a popularidade de uma nova música. A pesquisa foi feita baseada na reação dos jovens enquanto eles ouviam determinadas músicas. Anos mais tarde os cientistas identificaram características comuns entre os sujeitos quando eles estavam ouvindo as músicas que se tornariam populares. Os cérebros de ambos aqueles que gostam das músicas e daqueles que não gostam reagiram da mesma forma subconsciente.
O relatório, conduzido por Gregory Berns e Sarah Moore, especialistas em pesquisas econômicas, foi publicado no jornal britânico Daily Mail.
Em 2006, Berns selecionou 120 músicas da rede social MySpace. Todas as canções escolhidas eram de músicos relativamente desconhecidos, sem contratos de gravação. No total, 27 pessoas, entre 12 e 17 anos, ouviram as músicas enquanto suas reações neurais foram registradas por meio de resolução de imagem magnética funcional.
Três anos depois, Berns ficou surpreso ao ouvir uma das músicas que tinham escolhido ser cantada em um famoso show de calouros dos Estados Unidos.
- Não é um bom preditor de sucesso, mas nós encontramos uma correlação significativa entre as respostas do cérebro em grupos de adolescentes e o número de músicas que foram finalmente vendidos.
Segundo ele, as respostas dadas pelo cérebro poderiam prever cerca de um terço das canções que poderia passar a vender mais de 20 mil unidades. Curiosamente, 90% das músicas que tiveram uma resposta fraca passaram a vender menos de 20 mil unidades.
Fonte: R7 - Tecnologia e Ciência
Em 2006, Berns selecionou 120 músicas da rede social MySpace. Todas as canções escolhidas eram de músicos relativamente desconhecidos, sem contratos de gravação. No total, 27 pessoas, entre 12 e 17 anos, ouviram as músicas enquanto suas reações neurais foram registradas por meio de resolução de imagem magnética funcional.
Três anos depois, Berns ficou surpreso ao ouvir uma das músicas que tinham escolhido ser cantada em um famoso show de calouros dos Estados Unidos.
- Não é um bom preditor de sucesso, mas nós encontramos uma correlação significativa entre as respostas do cérebro em grupos de adolescentes e o número de músicas que foram finalmente vendidos.
Segundo ele, as respostas dadas pelo cérebro poderiam prever cerca de um terço das canções que poderia passar a vender mais de 20 mil unidades. Curiosamente, 90% das músicas que tiveram uma resposta fraca passaram a vender menos de 20 mil unidades.
Fonte: R7 - Tecnologia e Ciência
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