sexta-feira, 2 de março de 2012

A nova política do Google

Privacidade comprometida?!

Essa nova política do Google está provocando muitas polêmicas, muitos estão preocupados com a privacidade dos usuários. Entenda como funciona a nova política do Google. O modelo de negócios do Google é baseado no uso de dados coletados junto a seus usuários. Com estas informações, o Google consegue exibir publicidade direcionada aos internautas de acordo com os seus hábitos de navegação. Até 1º de março, as informações dos usuários eram coletadas e mantidas separadamente por cada serviço Google.

Isso significa que qualquer pesquisa no YouTube não tinha impacto na publicidade que aparece nas páginas de buscas do Google ou no serviço de e-mails, Gmail. As novas regras de privacidade não são opcionais. A única forma de o usuário evitá-las é deixando de usar os sites do Google.

As mudanças provocaram uma enxurrada de análises e recomendações em sites especializados. Uma das sugestões feitas aos usuários que não querem ser afetados pelas mudanças é entrar na parte de históricos de pesquisa de cada um dos sites, e ficar constantemente apagando tudo o que estiver ali. No caso da página de pesquisas do Google, os dados estão em http://google.com/history.

O Google montou uma estratégia de comunicação para informar seus usuários sobre todas as mudanças. Vários serviços da empresa exibiram páginas detalhadas logo que o internauta entrava nos sites. No entanto, alguns grupos criticam que as mudanças não foram bem explicadas. Uma pesquisa de opinião da YouGov revelou que 47% dos usuários do Google na Grã-Bretanha não estavam cientes da mudança na política de privacidade.

Segundo a entidade que faz campanha por mais transparência na internet, a Big Brother Watch, apenas 12% dos entrevistados disseram ter lido as novas regras. "Se as pessoas não entendem o que está acontecendo com seus dados pessoais, como elas conseguirão tomar decisões informadas sobre o uso do serviço?", disse o diretor do Big Brother Watch, que ajudou a fazer a pesquisa da YouGov.

"O Google está colocando os interesses de seus anunciantes acima da privacidade dos usuários, e não deveria apressar essas mudanças antes de o público geral entender o que elas significam."

Fonte: IG Tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger